quarta-feira, 21 de maio de 2008

Brinquedinho novo!!!


Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
Consegui! Finalmente consegui!!!
Olha que belezinha, meu novo amiguinho, novinho em folha!


E' a nova edicao do dicionario da lingua francesa, Le Petit Robert, uma mao na roda pra qualquer tradutor. Sao 60 mil palavras, 300 mil sentidos. Etimologia e uso de cada palavra, com som ortografico, pronunciacao, diferentes significacoes seguidas de numerosos exemplos, juntamente com as expressoes e locucoes onde estao inseridas e mais as novas palavras com seu emprego mais recente! Nao e' maravilhoso?



Essa belezinha e' gordinha, olha o tamanho! (e pesa um bocadinho tambem, eu diria em torno de 3kg, comparei com 3 pacotes de feijao que meu marido lindo trouxe pra mim do Brasil, hehehehe) mas sempre acaba se tornando meu livro de bolso - no caso, bolsa de couro, bem reforcada, a tiracolo!

Fiquei tao feliz por ter conseguido um exemplar que nem tirei o plastico rigido que protege a capa de linho fino, pra nao estragar, hehehehehe...


Ja' vou estrear hoje, tenho muito trabalho a fazer e estou meio atrasada na entrega.

Eu ja' tive um outro, de edicao anterior a esta, que fui comprar la' na Guiana Francesa, porque na epoca eu morava no Norte e na unica livraria que eu encontrei, acabou o estoque antes que eu tivesse grana pra comprar. Nao e' tao caro, em torno de 150 a 200 reais, mas na hora eu nao tinha essa grana. Viajei um dia inteiro de onibus sem ar condicionado, por estradas esburacadas dentro da floresta amazonica pra chegar ao Oiapoque e atravessar a fronteira, mas voltei com um exemplar novinho em maos. E fiz a besteira de deixar la' no Norte quando me mudei para o Nordeste por causa do peso do dicionario, pode?

Aqui, um aparte:

Voces sabiam que a estrada que liga Oiapoque - dizem que e' a porta de entrada do Brasil, o inicio, mas eu discordo. Pode-se entrar por qualquer lugar, nao e' mesmo? - a Macapa', capital do Estado do Amapa', no extremo Norte do pais, consta nos documentos oficiais como completa e em perfeito estado?

Isso e' uma tremenda mentira!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem viaja por la', sabe que a estrada existe apenas ate' certo ponto saindo de Macapa'. Depois, e' so' terra batida, esburacada, cheia de lama na epoca das chuvas, e poeirentas na seca. Quem viaja de onibus, carro ou caminhao praticamente cai em verdadeiros abismos a cada 1 km ou menos. E se esta' chovendo, tem que esperar no meio do nada absoluto, dentro da floresta, ate' o tempo melhorar pra vir o socorro. Isso faz com que Oiapoque fique praticamente isolada na epoca chuvosa, porque os caminhoes que abastecem a cidade de combustivel, alimentos, gas, agua, medicamentos, etc, nao podem passar nas estradas, ficam atolados nos buracos.

Eu sei disso, eu vivi 3 anos naquela regiao, na epoca em que precisei trabalhar la'. Quando precisei do Hospital, o unico medicamento disponivel era Aspirina. Numa regiao de clima equatorial! Da' pra acreditar? E la', os casos de dengue hemorragica, Aids e ate' paludismo(erradicado no Brasil mas presente na Guiana Francesa e adjacencias) sao tao frequentes quanto gripe. Como eu fiz, as pessoas que podem pagar, atravessam a fronteira e imploram para ser atendidas nas clinicas francesas. Mas quem nao pode, morre e nem entra nas estatisticas(alias, e' comum nao entrar nas estatisticas ao nascer tambem, diga-se de passagem). Eu vi um cadaver ser desovado casualmente no cemiterio em plena luz do dia, sem que ninguem dissesse uma palavra!

Autoridades do pais, atentem pra isso! Olha a roubalheira do dinheiro publico! Nortista e' mestico de indio e tambem e' gente, e merece ser tratado como tal, viu?

****Agora me deu ate' vergonha de ser brasiliense e ter desfrutado de todas as mordomias disponiveis na capital quase toda minha vida****

Saindo do aparte, dessa vez, nem que eu va' pra China, eu levo meu dicionario comigo, na bolsa de mao, pra nao correr riscos de ficar sem ele. Afinal, esse ja' era o ultimo exemplar na prateleira, e eu so' o consegui porque ainda existem bons amigos nesse mundo, e o meu convenceu o vendedor a guardar pra mim ate' ter tempo de me avisar.

Por isso, hoje deixo um agradecimento a todos os bons amigos do mundo - sejam meus amigos ou amigos dos outros. OS BONS AMIGOS FAZEM TODA A DIFERENCA!!!

E mudando de assunto:

Olha a Camila Pitanga saindo da maternidade com a filha Antonia, que nasceu dia 19. Isso la' e' cara e corpo de quem deu a luz ha' apenas 3 dias? Ai, que invejinha...

Quem pode, pode. Quem nao pode, se sacode, hehehehehehehehe...

Beijinhos, garotas!


2 comentários:

anatricotando 2 disse...

querida amiga tenha um ótimo uso desta belezinha.nada como um bom dicianário não é mesmo?pretende me socorrer de ti posso?beijos no coração.fica com deus.

Miriam Fabiano disse...

Claro que pode, Ana!!!
Precisando de algo, pode pedir que estamos todas aqui pra isso mesmo, e' pra ajudar, nao e' so' pra mostrar o que a gente sabe fazer, nao. E eu, o que sei fazer melhor e' falar, hehehehe...
Beijinhos