sábado, 20 de março de 2010

Quadradinho na diagonal

Eu sou Tricoteira Solidaria! Você não é???

Vem se juntar à gente, somos mulheres maravilhosas, rsrsrs... Dê uma olhadinha no nosso blog, veja o nosso trabalho, e aproveite pra se juntar ao nosso grupo do Orkut. Com certeza você não vai se arrepender, e sera muito bem recebida(o)!

Eu estou aproveitando a folga forçada pra fazer quadradinhos. Mas nao gosto de fazer o quadrado perfeito, não. Eu sei que ele é o queridinho da mulherada, mas como eu sou preguiçosa pra fazer amostra pra uma coisa tão basiquinha, prefiro fazer Quadradinhos Perfeitos na Diagonal:






Esse vermelho e branco foi feito em ponto Arroz Simples, bem basiquinho mesmo, e eu gostei do resultado.




Ja esse branquinho é so cordão de tricô e no meio so umas carreiras em meia, pra fazer os risquinhos. Bonitinho, né?
A receitinha pra esses quadradinhos também é basiquinha, e você pode inventar em cima dela, desde que o numero de carreiras e de pontos seja compativel, pelo menos numa aproximação. Por experiência, sei que cordões de tricô e arroz simples cai como uma luva, enquanto o ponto meia não fica quadrado, fica um losango. Mas se a gente não fizer experiências, que graça tem???
Além do mais, esse quadradinho é rapido de fazer porque você não precisa calcular a quantidade de pontos. Você vai fazendo e depois mede pra ver se alcançou a medida necessaria. Mais simples impossivel...
Quem quiser copiar, aqui tem a receita basica:
Com qualquer fio e agulha de tricô, montar 3p.
Carr 1: em tricô
Todas as outras carr: 1 aumento, o resto em tricô
Continue fazendo esse aumento no inicio de todas as carreiras até que, medindo na lateral do trabalho, você obtenha a medida que deseja (no meu caso, 15cm), terminando numa carr. impar. Então comece a fazer as diminuições:
Prox. carr: 2p. juntos em meia (ou ssk, ou mate simples), o resto em tricô
Continue fazendo essa diminuição em todas as carreiras até sobrar 3 pontos na agulha. Arremate.
OBS: Cada uma faz o aumento que preferir. O importante é que os aumentos sejam feitos em todas as carreiras. Da mesma forma, nao importa o tipo de diminuição que você prefere fazer. Seja ela um ssk, um mate simples ou 2p. juntos, o importante é que você diminua em todas as carreiras. Esse é o segredo da simplicidade e rapidez desse quadradinho mais que perfeito! O resto, minhas queridas, a gente improvisa!
Aproveitem essa facilidade pra fazer quadradinhos com suas sobrinhas de fio. Nosso grupo precisa da sua ajuda. Eu e todas as meninas ja agradecemos antecipadamente sua doação.
Beijinhos!!!

Nenhum comentário: