sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Noite de insônia

Na noite passada eu tive insônia. Isso pra mim não é novidade, eu tenho sempre. Só que meu marido está viajando e eu não tinha como me distrair um pouquinho... Aí, pra não ficar rolando na cama, levantei e fui trabalhar um pouco.
Peguei uns restos de lã Nina que tinha sobrado do cardigã do Cheikh Béthio e resolvi fazer um gorrinho simples pra ele. Como eu não gosto daquela mesmice listradinha, fiz em jacquard.
Não pude fotografar, só escaneei; por isso as imagens estão escuras, mas visíveis. Olha como ficou:


La nuit dernière, j'ai eu de difficulté pour dormir. Ça m'arrive souvent mais, cette fois-là je n'avais pas mon mari tout auprès de moi pour bavarder, car il est en voyage d'affaires... Je me suis levée et je suis allée travailler.
J'avais des restes de laine chez moi. Donc, j'ai résoudre de tricoter un bonnet pour Cheikh Béthio en utilisant le procès du jacquard.
Les images ne sont pas bonnes car je n'ai pas pu prendre des photos mais on peut voir quelque chose:




Eu gosto de trabalho bem feito e detesto costuras no tricô, por isso usei agulha circular no corpo do gorro e para o topo eu preferi usar o jogo de agulhas de duas pontas. Reparem a finalização, ficou um pentágono. Eu nem sabia que ia sair isso, mas adorei!


J'aime bien le travail parfait et je n'aime pas coudre le tricot. Donc, j'ai utilisé l'aiguille pour travailler en rond et pour le bout du bonnet j'ai préféré utiliser le jeu d'aiguilles double pointe. Regarde: à la fin il y a un pentagon. Je ne savais pas que serait comme ça, mais j'ai vraiment aimé!



É a primeira vez que me atrevo a fazer um trabalho em jacquard, mas gostei do avesso. Para não ficar com fios soltos, preferi cruzar os fios a cada dois ou três pontos. Depois de pronto o trabalho, eu vi que devia ter tensionado menos os fios a cada troca de cor, mas mesmo assim o tamanho ficou dentro do esperado.

Eu usei as fichas de tricô que a Majot publicou no blog dela, Tricocheteira . Se não me engano, a ficha que ensina a fazer trabalhos em jacquard se encontra nos arquivos de junho de 2006. Melhor conferir todos, porque tem muita coisa interessantíssima... Essas fichas têm me ajudado um bocado. Obrigada pela generosidade, Majot.

C'est la première fois que je fais du tricot jacquard et j'ai aimé l'envers. Je ne voulait pas de fil lâché à l'envers donc, j'ai croisé les fils chaque deux ou trois mailles travaillées. Le travail fini, j'ai vu le résultat: je ne dois pas tirer les fils si fortement, je dois le faire doucement. Mais ça arrive. En plus, le bonnet a la mesure juste de la tête de Cheikh Béthio.

Pour faire ce travail, j'ai utilisé les fiches de tricot que nous offre Majot dans son blog, Tricocheteira. Il me paraître, les fiches d'apprentissage du jacquard sont aux archives de juin 2006. Si tu as le temps, tu fais mieux de consulter tout, il y a des choses vraiment intéressantes. Merci, Majot.

Eu sou daquelas que não conseguem seguir uma receita prontinha, do início ao fim. Preciso sempre meter meu bedelho, mudar alguma coisa pra ficar do meu jeito. Resultado: no fim, o trabalho está diferente do original...

É por isso que eu nem me dou ao trabalho de experimentar receitas. Vou direto pra minha agenda velhinha e começo a escrever minha própria receita partindo do trabalho que eu gostei. Até hoje tem dado certo, e algumas surpresas são bem agradáveis, como o topo do gorro aí em cima.

Aqui está o rascunho que escrevi pra esse gorrinho. Claro que nem a minha própria receita eu segui à risca, algumas coisas foram mudadas no andar da carruagem...

Je suis le genre de tricoteuse qui n'arrive jamais à suivre une recette. Je dois souvent modifier quelque chose et à la fin, mon travail est différent de l'original...

Pour ça, j'écris mes propres recettes a partir de quelque chose que j'ai vraiment aimé. Quelques fois, j'ai des bonnes surprises, comme ce bonnet.

Ici, on voit le croqui. C'est bien sûr, je ne l'ai pas suivi au four et a mesure...


Esse gráfico eu encontrei numa revista Mon Tricot antiga. É de um pull e foi tricotado em relevo na vertical. Achei que ficaria interessante em jacquard, na horizontal. Eu ia usar uma terceira cor para preencher o interior do entrelaçado, mas como era minha primeira experiência nessa área, resolvi não inventar demais. Vai que sai uma m. né? Melhor aprender a técnica primeiro...

Ici, le motif principal. Je l'ai découvert en une vieille revue Mon Tricot. Il fait partie d'un pull et est travaillé en relief en suivant la direction verticale. Mais moi, j'ai pensé qu'il serait très intéressant de le travailler en jacquard, suivant la direction horizontale. J'ai pensé utiliser une troisième couleur dans les entrelacs mais ça, c'est ma première expérience dans ce domaine; donc j'ai laissé passer. Il vaut mieux que j'apprendre la technique, n'est-ce pas?


Adorei aprender jacquard. Agora falta aprender a fazer isso em trabalhos planos. Acho que deve ser um pouquinho mais complicado, porque aí a gente tem que tricotar o avesso do motivo também; se alguém tiver tutoriais ou fichas ensinando (de preferência com fotos ou desenhos porque sou meio anta, preciso de tudo explicadinho nos míiiiinimos detalhes), ficaria agradecida se dividessem comigo.

Beijinhos.

J'ai vraiment aimé apprendre cette technique. Maintenant, je veux apprendre le jacquard en travaillant le tricot plat. Je pense que c'est un peu plus difficile que le tricot travaillé en rond, car on doit travailler le droit et l'envers du motif. S'il y a quelqu'un qui peut m'aider pour l'apprentissage de cette technique, je serait bien heureuse.

Des bisous.

Nenhum comentário: