terça-feira, 17 de abril de 2007

Então, vamos plantar árvores?

Pra você ver, né? Eu estava falando do nosso clima meio maluco e então começou a chover aqui em Fortaleza! E sei lá eu em que estação estamos? Culpa do aquecimento global, hehehe...
Agora se chove, se faz sol, se venta ou tem furacão, tudo é culpa do aquecimento global, virou moda.
Mas é uma coisa que a gente tem que levar em consideração, né? Afinal, está começando a ficar desconfortável para a gente. Você pode imaginar como vai ser daqui a vários anos a vida dos seus netos? É, eu tenho filhos, então tenho que pensar nos meus netos... Não creio que a situação vai estar muito boa pra eles. Não se as coisas continuarem como estão.
Só que tem algo que a gente pode fazer antes de começar a arrancar os cabelos e tentar fugir para Marte: a gente pode começar a plantar mais árvores.


Tu as vu? Je parlait du climat et, tout-à-coup... il pleut à Fortaleza! Je ne sais plus quelle est la saison. C'est pas ma faute, c'est dû au échauffement du monde, tout le monde le dit.
C'est vrai, on doit considérer tout ça, la chaleur me gêne déjà. Tu peut imaginer comme sera le climat plusieurs ans plus tard et la vie des neveux? J'ai des fils, je dois penser à la posterité... Je pense que, si tout continue comme ça, le monde ne sera pas un bon endroit pour vivre.
Mais, avant de commencer à s'arracher tes cheveux et s'enfuir vers le planète Mars, il y a une chose que tu peut faire: planter des arbres.



Eu já comecei a plantar as minhas. Todos os dias eu planto uma árvore e já tenho mais de 200! Não tô mentindo, não.
Você já deve ter visto ali no cantinho esquerdo da página, abaixo do arquivo do blog o link Click Árvore. Ainda não conhece o projeto né? Tudo bem, eu explico. É assim, você clica e os patrocinadores doam uma árvore que será plantada em áreas de preservação ambiental, mata ciliar, fazendas, etc. Você acompanha o total de árvores que você tem, o local onde as mudas foram plantadas, vê a animação de sua floresta crescendo, coisa e tal. Dá pra plantar uma árvore por dia com a ajuda dos patrocinadores, ou você pode comprar suas mudas virtualmente e mandar plantar. Vai lá, não custa nada, comece agora a plantar sua floresta!

J'ai déjà commencé. Tous les jours je plante au moins une arbre et j'ai déjà plus de 200 arbres! C'est vrai...

Tu as déjà vu à gauche, sous les archives du blog, un link Click Árvore? Tu ne connaît pas ancore le project? C'est facile. Tu fait un click et les patrons font donation d'une arbre que sera plantée en un endroit de préservation de la nature ou en fermes où elles ne seront pas coupées. Tu peut accompagner tout: le nombre d'arbres que tu as, l'endroit où elles ont été plantées, tu peut voir ta forêt s'agrandir de façon virtuelle, etc. Tu peut planter une arbre par jour avec l'aide des patrons, ou tu peut acheter tes arbres et les demander de las planter. Tu peut commencer maintenant à planter ta forêt, tu ne paies rien!



Se animou, né? Então aproveita e dá uma olhadinha aqui , aqui , e aqui pra saber por quê e como plantar árvores. Mas é importante também que você leia isso .

Tu as aimé? Tu peut profiter pour lire ça , et ça , et ça pour savoir porquoi et comment planter des arbres. Tu peut aussi lire ça .

Foto: Beto Scliar

E se você está com medo que todo o nosso planeta se transforme num lugar como o deserto do Saara, você pode visitar The Green Initiative e calcular a quantidade de árvores que você terá que plantar anualmente para neutralizar sua própria emissão de gases de efeito estufa. Acoooooorda, menina! Vamos salvar nossa Terra!

Beijinhos!

Si tu as peur que tout le monde se transforme en un désert comme le Sahara, tu peut visiter le site The Green Initiative et calculer combien d'arbres tu dois planter chaque année pour annuler ta propre émisison de gaz que cause le grand trou en la couche d'ozone. Allons ensemble sauver notre planète!

Des bisous!

2 comentários:

Alessandra disse...

olá Mirian... nossa, que projeto mais lindo esse do clickarvore, vou colocar essa idéia lá no meu blog e tb fazer minha inscrição... tb quero ajudar, né?! Gostaria de poder plantar arvores, mas morando em apartamento não dá... faço o que posso... cultivo minha hortinha particular e tenho muitos vasos.... Ai que saudades de morar em casa com quintal grande... desejo uma bela noite... beijinhos ALE

Anônimo disse...

Obrigada por abraçar essa idéia, Alessandra!
Quanto mais gente doar árvores, melhor para todo o mundo.
Beijinhos
Miriam