sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Square Weiner

Eu quero mostrar uma coisinha muito linda que fiz essa semana. É o square Weiner, um achado de uma das colegas do grupo Tricoteiras Solidárias.
Ela não tem o link de onde tirou essa maravilha, mas forneceu o gráfico, o que já é um caminho e meio andado, convenhamos...

Modelo: Weiner (sinto muito não informar a fonte, mas realmente não descobri)
Material: *lã Nina da Pingouin (100% acrílica); *lã Cheval Blanc (100% acrílica); *ag. circular 3mm de 80 cm de comprimento; * marcador de ponto; *agulha de bordado; *ag. aux. para trança (no meu caso, um grampo de cabelo)

Como a receita foi retirada de um desses álbuns públicos, a resolução estava péssima, e eu tive de aumentar o máximo que pude, e depois copiei num papel quadriculado bem grande. Comecei tentando adivinhar algumas coisas, mas foi dando certinho desde o início. Vejam a foto do círculo já começando a virar quadrado:

Eu não gosto de costuras, mas também detesto o conjunto de agulhas de duas pontas. Sempre protelo a hora de usá-las, mas chega uma hora que não dá mais pra usar a circular, nem mesmo a de 40 cm. De tanto ficar com raiva dos malditos conjuntos de agulhas, resolvi experimentar fazer os círculos pequenos do meu jeito. E dá certo, podem acreditar. Vejam nessa foto de baixo: eu divido os pontos como se fosse usar o conjunto de agulhas, mas continuo na circular de fio longo. Apenas faço loops e encaixo os conjuntos de pontos nos espaços entre eles. Cada vez que vou terminando um conjunto de pontos, vou mudando os loops de lugar. Vocês não podem imaginar como é prático! Só que tem que ter cuidado pra não estragar o fio da sua agulha. Eu escolho os modelos de ótima qualidade pra fazer esse tipo de coisa, e faço os loops com todo cuidado.

Depois de terminar de tricotar o quadradinho, eu fiz os bordados. As bolinhas foram feitas em tricô mesmo, depois rebordei. No gráfico diz pra tricotá-las com fio contrastante, o mesmo do bordado das bordas, mas preferi assim. Eu podia ter feito os pequenos pinwheels em vermelho também, mas achei que ficaria muito folclórico. Também esqueci de bordar um pinwheel bem no centro do quadrado, onde fica o pequeno orifício final do trabalho, mas vou bordar depois pra ficar mais bonitinho.

O quadrado pronto ficou com aproximadamente 22 x 22 cm, e eu não bloquei. Nem sei se dá pra fazer isso com lã 100% acrílica, mas de qualquer forma não tenho essa paciência...


Gostei muito do resultado final, e como não dá tempo de enviar pras meninas juntarem com os outros pra formar uma manta, a Kreeshla achou uma utilidade pra essa amostrinha. Ela quer que eu aproveite o quadradinho pra fazer uma bolsinha de mão pra ela. Deve ficar charmosa!

Beijinhos!

4 comentários:

anatricotando 2 disse...

guria que trabalheira!!!!!nossa!!!e eu achando que diminuir receita da capinha era dificil hahahaha.como está as coisas por ai?a saúde esta bem?beijão

Celina disse...

Que lindo!
Em relação ao blocar, em fio 100% acrílico não vale a pena, pode poupar o trabalho.

Anônimo disse...

Olá Miriam,
OH! meu Deus que coisa linda !
Mas para mim acho-a muito complicada ,quero dizer é preciso mil paciências para fazer o quadradinho !.
Gostei muito mesmo !
Bjss,para si e seus meninos,marianela

disse...

Nunca vi um square mais lindo do esse! Ficou divino! e como conseguiu decifrar o feitio dele? menina prendada, viu! adorei!!
bjinhos