segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Atacando de velhinha...

A minha irmã, quando me via horas a fio sentada com as agulhas e as lãs tricotando, me chamava de "velhinha tricoteira"...
Eu aprendi a tricotar quando eu tinha uns quinze anos, na escola, mas não levava a sério. Até fiz umas coisas por encomenda, mas como as pessoas não davam o valor que eu achava que meu trabalho tinha, eu comecei a tricotar apenas para mim, ocasionalmente, e depois para meus filhos.
Somente no ano passado, na última gravidez, quando não podia mais trabalhar, é que voltei a tricotar regularmente, como terapia ocupacional. E me empolguei tanto que decidi pesquisar na net se havia mais gente interessada por tricô como eu. Foi só então que descobri o universo das apaixonadas por artes manuais e me viciei da companhia de vocês.
Por isso, não resisti a esse enfeite de porta. É uma gracinha, e me fez lembrar as palavras da minha irmã, há tantos anos...
Eu usei retalhos de malha branca para as mãos e o rostinho, e um pedaço bem velho de tecido brocado cor de creme para a gola. As mangas eu fiz com um retalhinho de veludo alemão verde-musgo. Como eu sou uma velhinha chique, bem, usei um pouquinho de blush nas bochechas e bordei a boca com linha vermelha, hehehe. Não achei necessário colocar bordado inglês, acho que não combina com veludo. Mas coloquei o laço de cetim creme, ficou elegante. Os óculos foi fácil fazer usando arame fino, mas precisa ter o alicate de corte, daqueles que a gente usa pra fazer bijoux. Depois foi só tricotar uma amostrinha em ponto pipoca e enfiar nos palitinhos de churrasco, prender tudo nas mãos da velhinha e pronto!
Só usei restos de material que já tinha em casa, não comprei nem o enchimento, e fiquei satisfeitíssima com o resultado. Agora a porta do meu quartinho das artes está devidamente sinalizado, :o)
Para aquelas que quiserem um enfeite fácil, estou compartilhando o molde e a receita, já que a revista está fora de circulação há anos.
Beijinhos!



Fonte: Revista Pelúcia nº 10


Quand j'avais quinze ans, j'ai appris l'art du tricot à l'école.
Quand ma soeur me regardait perdue parmi les pelotes et les aiguilles, elle m'appelait "la petite vieille tricoteuse"...
J'ai vendu quelques pièces mais les gens ne voulaient pas payer le juste prix. Alors j'ai laissé passer. J'ai continué a tricoter de temps en temps seulement pour moi et pour ma famille.
L'année dernière, pendant ma grossesse quand je ne pouvait plus travailler, j'ai retourné vers mes aiguilles pour m'occuper de quelque chose. Ainsi, j'ai cherché sur l'internet des personnes passionnées du tricot comme moi-même et je vous les ai rencontré, mes amies.
Quand j'ai découvert cet ornement, j'ai pensé à ma soeur...
J'ai utilisé des restes de tissu en maille pour la face et les mains et pour le col, j'ai utilisé du tissu broqué. Les manches j'ai fait avec un petit retaille de tissu en velours vert.
Je suis une vieille très chic. Donc, j'ai brodé la bouche en rouge et j'ai utilisé un peu de maquillage pour les joues ;) J'ai fixé un lacet en satin, ça me semble vraiment elegant. Pour les lunnettes j'ai utilisé fil de fer et j'ai donné la forme avec les béquettes pour faire des bijoux. Ensuite, j'ai tricoté un petit échantillon (je ne suis pas sûre si c'est comme ça qu'on doit parler) et je l'ai mis aux "aiguilles" faites avec du bois qu'on utilise au Brésil pour rôtir la viande sur des braises, :0)
J'ai utilisé seulement les restes de matériel d'artisanat que j'avais chez moi et je suis vraiment contente avec mon ornement. Maintenant, la porte de ma chambre d'art est signalée!!!
Le modèle est là. Je pense que c'est facile de comprendre mais, si quelqu'une de mes amies françaises veut la traduction, je peux essaier de la faire.
Des bisous!

3 comentários:

Adri Amorim disse...

menina
que chique seu Blog!
escrito em Fances também!!!!
achei um tuuudo

logo logo estarei mandando um email para vc com as "dicas" que vc me pediu!

beijocas mil
ADri

OBS: parabéns pelo enfeito de porta!

Tati disse...

Oi, de novo!!! rsrs
Que charme!!! Amei a vovózinha!
Quando der, tire uma foto da sua, quero vê-la! Essa vovó é muito chique! Veludo alemão, fita de cetim... Uma flor de formosura! rsrs
Beijão!

Anônimo disse...

amigaaaaa!!

Eu th tb uma vovozinha tricotando só que em resina me identifico com ela,rsrs Andei sumida, mas estou de volta.

bjs
Mone
www.agulhasmagicas.blogspot.com