quarta-feira, 24 de março de 2010

Knitted Cape

Oi, meninas!
Vim mostrar a capinha, como prometido. Finalmente ficou pronta e eu não consegui esperar mais pra vir me exibir, hehehe...

Realização e fotos: Miriam Fabiano (eu!)
Modelo: Khady N'Diaye
Modelo: Knitted Cape (foto encontrada num album do Picasa, portanto, não sei o nome do autor)
P.S: Descobri recentemente, com as meninas do grupo de tricô do Facebook, quem é a autora da capinha. Ela escreve o blog Dez Knits e na verdade a capinha tem o nome de Old Fashioned Knitted Cape, e a receita é gratuita!
Material: 3 novelos de fio 100% acrilico usado duplo na cor branca, agulha de tricô 4mm, 3 botões de pérola pequenos
Modificações: usei agulha mais fina que aquela indicada na receita, além de usar fio para bebê ao invés de fio de algodão grossinho. Por esse motivo, tive que aumentar seis seções a mais para atingir o tamanho necessario para envolver o pescoço e ombros da Khady. Na receita não especifica, mas resolvi fazer o enlaçamento do fio para evitar os orificios na junção da gola, que eu acho anti-estéticos. De resto, preferi usar 3 pequenas pérolas ao invés de um unico botão, para acentuar a delicadeza do modelo.


Achei a capinha extremamente simples de fazer, desde que a colega Valéria da comunidade do Orkut, Sim, eu faço tricô. colocou a foto e uma receita em inglês cedida por uma "alma boa" do Picasa (palavras dela pra designar Pasteles1957), e me pediu pra traduzir. Como a capinha é bonitinha, resolvi, além de traduzir, fazer uma de amostra.
Adorei esses godrons logo de cara. Eles dão um ar fofinho à capinha... E o barrado ajurado é o que ha de mais simples: laçada, 2p. juntos... Quer mais facilidade???


Aqui, a capinha pronta. Os biquinhos do barrado são bem pronunciados, do jeito que eu gosto. Como a capinha é toda trabalhada no sentido horizontal, em carreiras encurtadas, a roda tende a se abrir cada vez mais, e se eu continuasse aumentando seções, teria um circulo completo. Acho que ainda vou aproveitar a receita pra fazer uma saia plissada qualquer dia desses - seria melhor dizer qualquer ano desses ;P


Antes de blocar, a capinha era bem pequena. No inicio, em discussão com as meninas da comunidade, eu calculei que, usando a agulha e o fio que eu queria, respeitando a receita (juro que dessa vez eu segui tudinho à risca, não mudei nadinha!), a capinha serviria em uma criancinha de 0 a 3 meses. E não estava exagerando. A receita diz pra montar 46p. mas eu tricoto apertado e mesmo usando dois fios juntos, não chega à espessura da lã Nina, aquela fina. Então, resolvi ficar relaxada, hehehehe... Tricotei o mais folgado que pude, e antes de blocar, a capinha serviu de vestido de noiva pra onça de brinquedo, que tem aproximadamente 25cm de altura. Coitada da dona onça! O marido não deve ser la essas coisas, a bichinha nem quis mostrar a cara...



Mas a Khady, como sempre, adorou!!! Eu lavei a capinha, estendi sobre uma toalha em cima de uma mesinha, estiquei até chegar ao tamanho que eu queria e enchi de alfinetes de costureira pra manter a forma  e deixei secar em pleno sol. O resultado, a meu ver, compensou. O barrado ajurado ficou bem aberto, e os godrons de forma alguma ficaram deformados, uma vez que estiquei no sentido do comprimento, não da largura.
Eu estou plenamente satisfeita. Quem não esta muit feliz é a Kreeshla... ainda não comecei a dela, rsrsrsrs.


Quer copiar? Como a "alma boa" que gentilmente cedeu a receita pra Valéria autorizou, eu postei a tradução pra vocês copiarem AQUI.
Bom proveito!!!


OBS: Foi so comigo, ou o blog de todo mundo ficou doidão e desconfigurou tudo, sem pedir sua autorização??? Não ta nada do jeito que eu gosto, com minha cara. Mas juro que não mexi em nada, a culpa não é minha...

8 comentários:

valeria silva disse...

vc tb é uma pessoa especial de de dispor a traduzir a receita pra mim, mais uma vez obrigada; bjokas valéria

Regina disse...

A capinha ficou muito linda, parabéns. Super diferente. Bjsss

disse...

Amei a capinha, super linda... e a modelo, uma gata:))
bjinhos

Artes da Liloca disse...

Graças a pessoas como vc e a Valéria eu uma tricoteira apaixonada por linhas e lãs, estou terminando a capinha com a lã Elegance da Coats Corrente e agulha numero 5,5, e acho que vai servir direitinho para uma pessoa adulta, mas vou tirar a foto e mandar para vcs.
Obrigada de coração.
Bjs.
Lilian

Unknown disse...

Sua capinha ficou linda. Gostaria de fazer uma assim. Por isso tomo a liberdade de lhe fazer uma pergunta de re-iniciante no trico, sim pois há muito o deixei pelo croche. Mas quero voltar e gostaria de saber como fazer o enlaçamento do fio de carreiras encurtadas para evitar os buraquinhos. É que outro dia tricotei uma gola com essa técnica e não gostei dos furos. Poseria me ajudar? Grata pela sua atenção.
Renata

http://amiltisraquel.blogspot.com/ disse...

oi Mirim,vim conhecer o seu blog.Parabéns ficou esta peça linda,adorei.
http://amiltisraquel.blogspot.com.br/

Penelope Charmosa disse...

Olaa :) se puderem sigam meu blog , comecei agora . Sigo todos de volta
http://penelopenamoda.blogspot.com.br/

aprendendocommamae disse...

Olá Miriam, tudo bom?
Blog muito fofo,adorei, parabéns!
Essa capinha em tricô deixa qualquer look lindo!
Já seguindo aqui! Quando der vá conhecer o meu cantinho também e se gostar pode me seguir de volta.
Uma ótima semana pra você. Sucesso!
Bjos,
Lauren
http://aprendendocommamae.blogspot.com.br/