Encomenda especial
Modelo: Shedir
Agora, o gorro na cabeça da Kreeshla. Até que não ficaria ruim, dá pra usar com a barra dobrada. Como é bem elástico, eu não alteraria nada se fosse fazer um pra ela, que é uma pré-adolescente.
Eu trabalhei conforme a receita, acrescentando apenas algumas voltas a mais na barra, senão ia ficar muito estreita. De resto, fiz tudo direitinho como manda o figurino - oooops, a receita!
Eu comprei duas meadas do fio, que era pra trabalhar com fio duplo. Mas como as meadas são imensas - 4000 m - sobrou fio pra caramba! Aí, resolvi acrescentar um agradinho à encomenda, fazendo um cachecol pra combinar. Dei uma olhadinha por aí e não encontrei nada que combinasse ou que me agradasse. A solução foi botar a cachola pra funcionar.
Peguei minhas velhas agulhas Pingouin pra fazer uma amostrinha no ponto Ventania, e gostei muito do resultado. Então, montei os pontos e tasca a tecer! E teci com tanta vontade que a agulha que era de plástico, partiu a ponta. [Puxão de orelha na Pingouin de novo!].
Olha aqui a danada: quase chegando a meio metro, a infeliz quebra! Ainda tentei dar o famoso 'jeitinho brasileiro', aquecendo levemente a ponta, puxando e apertando ao mesmo tempo pra cobrir a ponta metálica sob o plástico. Mas, que nada! minhas colegas, ficou uma verdadeira merda! Lixei e tudo, mas não prestou, não... E como ela quebrou na noite de sábado, tive de dar uma parada. E rezar pra ter agulha 4 no armarinho, que aqui a gente nunca sabe se vai encontrar o que precisa.
Mas eu nasci mesmo foi com a bunda virada pra lua e tenho A Sorte das sortes! Tinha, sim, agulha 4 no armarinho. E de metal, da marca francesa Bohin, de 40 cm de comprimento, perfeita pro meu cachecolzão! Quase beijei a dona, uma libanesinha linda de narizinho empinado, muito nojentinha e que nem sabe escrever francês direito... Mas eu não precisava da nota fiscal mesmo, eu queria era a agulha, e rápido!
Chegando em casa, tasca a tecer, e tecer, e tecer como dona aranha... Até acabar o resto dos novelos. Deu pra fazer 1,50 m de tecido, com 45 cm de largura. Eu adorei! Olhem aqui embaixo o detalhe do ponto. Ele estiiiiiiiiiiiiica!!!
O modelo eleito para a foto: o cachorrinho de pelúcia da Kreeshla, na falta do meu idolatrado Presidente. Não fica bonito? E vocês não fazem idéia do peso desse cachecol, depois de pronto. Eu já sabia que fio de algodão pesa, mas não desconfiava que ia pesar tanto assim. Agora, que o toque é maravilhoso, isso nem se discute.
O conjuntinho...
...e o modelo. Acho que ele queria ficar com eles pra brincar...
Pra quem ainda não conhece, o ponto Ventania é muito simples, bonito e rápido de fazer. Eu fiz assim:
Com fio duplo e agulha 4, montei 80 pontos na agulha (fio finíssimo de algodão, não me atrevi a trabalhar com agulha mais grossa), usando um método de montagem que eu adoro, o Single Cast-on, que fica bem elástico, ótimo pra cachecol. Trabalhei uma carreira toda em tricô.
Na próxima carr: 1p. sem fazer em t, *laçada, 2p. juntos em t*, laçada, 1t
Trabalhei todas as carreiras assim, até faltar pouco pra acabar o fio. Então, trabalhei mais uma carreira toda em tricô e arrematei muito frouxamente, seguindo o ponto. Usei uma agulha de bordar com fundo largo pra esconder o restinho de fio entre os pontos da carreira anterior.
Como nesse ponto não existe direito e avesso, não temos a preocupação de ficar marcando carreira. Basta se sentar confortavelmente e repetir a mesma coisa sempre. E é aí que reside a beleza do ponto. Fácil e rápido, hehehehe...
Quem for fazer com um fio mais encorpado, melhor montar poucos pontos e usar agulha mais grossa, senão corre o risco de ter uma manta ao invés de um cachecol!


3 comentários:
Que chique essa encomenda!! O gorro ficou divino e o cachecol idem:)
Adorei seu post sobre os fios e as alterações no shedir. Brigadinha!!
bjinhos
Miriam que gorros sao estes menina! pena que nao sei usar as agulhas circulares e as outras! O Alberto ia amar! sao mesmo maravilhosos! Bjos! Espero que voce ja esteja 100% com a saude.
Eli.
Penélope!
amei seus gorros. Epero sinceramente que já esteja tudo bem por aí.
Grata pelo carinho.
Bj.
Baísa
Postar um comentário